O principal objetivo de um gestor é fazer com que o negócio ao qual representa atinja uma boa performance.
Para que isso aconteça, se pode contar unicamente com a força interna ou com o apoio e expertise de profissionais de fora.
O que é Consultoria em Gestão Empresarial
O exemplo mais comum utilizado é a Consultoria em Gestão Empresarial, formada por consultores especialistas em gestão para dar suporte ao seu time de liderança através de insights e recomendações. Saiba melhor as contribuições que essa consultoria pode disponibilizar aos resultados da sua empresa
Basicamente a parceria dos profissionais da consultoria externa aliada ao trabalho da sua equipe de gestão empresarial, tende a produzir resultados mais eficientes do trabalhando de forma independente devido à alguns fatores simples:
1. Foco | Imparcialidade
Um dos maiores desafios de quem lidera, quer seja uma empresa ou um time, é justamente conseguir se afastar um pouco do centro de tantas atividades e rotinas de trabalho para poder avaliar o cenário a partir de uma perspectiva mais ampla.
Com um olhar externo, o profissional experiente tem condições de enxergar o todo para então discutir detalhes relacionados a cada parte do processo ou do problema.
Além do mais, sem vínculos de relação direta com o negócio e nem com as pessoas envolvidas, o consultor acaba tendo a capacidade de ser isento em suas colocações.
Esta posição de quem observa de fora e tem a competência de avaliar friamente a situação, é muito eficaz tanto na hora de fazer um diagnóstico mais isento como também no momento de trazer as devolutivas e feedbacks necessários.
2. KNOW-HOW
Conforme já falamos, uma consultoria acumula rapidamente muita experiência e tem a capacidade deliberar a respeito dos tipos mais variados de casos,
conhecendo mercados novos e modelos de negócios diferentes, mesmo que trabalhe especialmente focada em algum tipo de atividade.
Com uma vivência ampla e colhendo evidências do que realmente funciona ou não no mundo corporativo, há muito mais ideias e conceitos circulando por dentro de uma empresa de consultoria do que um cliente pode ter acesso normalmente. Assim, é comum que soluções inovadoras e formas inovadoras de tratar os problemas habituais sejam mais fáceis de serem acessadas.
3. Boa Relação Custo X Benefício
Diferente do que a maioria dos pequenos empresários imagina, as vantagens da consultoria podem estar acessíveis a qualquer tipo de negócio.
A empresa que não contrata profissionais de uma consultoria para tratar situações que demandam atenção especial têm duas alternativas. A primeira delas é efetivar mão de obra própria, o que é algo que vai onerar a folha de pagamento ou, no segundo caso, tomar a decisão de chamar uma consultoria quando for muito tarde.
Resultados da consultoria em gestão empresarial
Dois pontos vão melhorar consideravelmente com o auxílio de consultores auxiliando seu negócio, aumento na receita e redução de custos. Através destes dois pontos a rentabilidade da sua empresa tende a se elevar.
O aumento direto na receita pode ser atingido de diferentes formas:
E até mesmo encontrando novas opções para investir o capital da empresa.
Ao passo que, a redução nos custos pode se dar através da:
Entre outras medidas.
Está equivocado quem imagina que a consultoria só é importante para empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras. As empresas que possuem um bom desempenho podem e devem se beneficiar com este serviço.
O auxílio dos consultores vai garantir que seu negócio tenha condições de manter uma alta lucratividade com consistência — mesmo frente a variações no mercado e na economia.
Obviamente não é fácil, tudo começa com a análise do negócio, identificando os principais problemas de gestão. Em seguida, a consultoria pode sugerir a implementação de modelos e práticas, voltados para a melhoria de processos internos.
A consultoria também pode assumir um papel importante no planejamento estratégico e na tomada de decisões dentro da empresa. Sempre, é claro, desenvolvendo um trabalho conjunto com você e seu time.